Os 10 Melhores Hospitais Para Prestar Residência Médica No Brasil

· 2 min read
Os 10 Melhores Hospitais Para Prestar Residência Médica No Brasil

Dessa forma, durante o processo seletivo são avaliadas as pesquisas desenvolvidas pelo candidato, estágios e artigos. Já na entrevista, o objetivo é conhecer o comportamento do candidato e a perspectiva dele para a carreira. A residência médica no SUS ainda conta com exigências básicas para atuação do profissional. Dessa forma, o profissional da área de saúde precisa cumprir uma carga horária mínima e tem direito a uma bolsa de estudo.

  • A FUVEST é a responsável pelo processo seletivo de Residência Médica do FMUSP, cujo programa é constituído obrigatoriamente por estágios práticos, que ocupam de 80 a 90% da carga horária.
  • Esta é uma das residências médicas mais procuradas pela rentabilidade e proporciona o trabalho em “clínicas da dor”.
  • É médico pesquisador da empresa Floe desde 2015, com projetos temáticos em hipotermia; e sócio consultor da empresa UNIE nas áreas de educação e saúde desde 2014.
  • Algumas são bem concorridas para fazer residência em Clínica Médica em SP.
  • Em outras palavras, assim que sair da faculdade e obter o registro, o graduado já pode prestar a prova para iniciar uma das especialidades.
  • Quer conhecer todas as especialidades médicas do Brasil, baixe grátis o e-book completo.


Para entender mais sobre o que é e como funciona a residência médica, é hora de descobrir um pouco sobre as atividades realizadas, tempo de duração e salário do residente.  A residência médica é, basicamente, um curso prático em determinada área da Medicina. Ela funciona como um intermediário entre um curso teórico e uma atividade profissional, assemelhando-se mais à prática do que à teoria.

Quando Começou A Residência Médica?


A residência médica é uma modalidade de pós-graduação no setor de Saúde. Sendo assim, os médicos recém-formados ingressam em um curso de especialização para se qualificar em uma formação. Assim, é por meio da residência médica que o profissional pode se tornar, por exemplo, um cirurgião, cardiologista e pediatra. Várias especialidades médicas é áreas de atuação exigem pré-requisitos, ou seja, antes de optar por uma área específica ele precisa ter a residência.


Residência Médica: Tudo O Que Você Precisa Saber


Como já falamos aqui, alguns dos itens fundamentais que você precisa considerar na hora de escolher onde fazer a residência em Clínica Médica no SUS-SP é tradição, volume de atendimentos e boa estrutura. O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, mais conhecido como Hospital do Mandaqui, mesmo não estando entre os três hospitais mais concorridos, tem tudo isso de sobra, então não poderia ficar de fora. No caso do  https://cutt.ly/q9NrOAb  de Heliópolis, por exemplo, são realizados cerca de 12 mil atendimentos por mês no pronto-socorro. Dificilmente você vai terminar a residência em Clínica Médica no Hospital Heliópolis e não sair matando no peito emergências e muitos procedimentos. A escolha de onde cursar a residência em Clínica Médica em SP realmente não é fácil.

Contudo, cerca de55% desses profissionais trabalham na região Sudeste, o que mostra uma demanda ainda maior nas demais regiões do Brasil. Tudo começou há 120 anos, quandoWilliam Halstedcriou oprimeiro programa de residência médica em 1889, no departamento de Cirurgia daUniversidade de John´s Hopkins, situada em Baltimore, Maryland, nosEstados Unidos. Trabalhou como diretor técnico do Hospital Santa Paula e do Instituto de Oncologia Santa Paula por 5 anos até 2015. É médico pesquisador da empresa Floe desde  https://linkando.likes.fans/4tsea2k5 , com projetos temáticos em hipotermia; e sócio consultor da empresa UNIE nas áreas de educação e saúde desde 2014.